CHORO DE PARABÉNS

Dia Nacional do Choro será celebrado em São Luís com apresentações gratuitas de professores e alunos da Escola de Música (EMEM) no Teatro João do Vale.

Amanhã (23), Alfredo da Rocha Viana Filho, mais conhecido pelo apelido Pixinguinha, completaria 110 anos, se vivo fosse. E ele está: mestre maior do gênero choro, o mais brasileiro dos estilos musicais, é por conta da data de seu nascimento que a lei nº. 10.000, de 4 de setembro de 2000 institui o Dia Nacional do Choro, que em 2008 não passará em branco em São Luís.

O Teatro João do Vale será palco para professores e alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa (EMEM), que farão um recital musical em homenagem ao autor de “Carinhoso” e tantos outros clássicos da música brasileira, sem se restringir à sua obra, abarcando também mestres como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Altamiro Carrilho, Dilermando Reis, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado e Villa-Lobos, entre outros.

A apresentação, gratuita, será coordenada pelo professor João Soeiro (violão/EMEM), e contará com 20 alunos do núcleo de música popular da Escola, de violão, saxofone, cavaquinho, pandeiro, flauta, percussão, bandolim, trombone, clarinete e trompete. Entre os professores, nomes como os de Thales do Vale (trompete), Juca do Cavaco, Raimundo Luiz (bandolim), Domingos Santos (violão), Nonatinho (percussão), Nonato Privado (violão) e Joaquim Santos (violão), este, tendo integrado a Camerata Carioca, grupo reconhecido pela revolução que provocou na maneira de fazer choro.

Clube do Choro do Maranhão – Entre os que tocarão “parabéns” a Pixinguinha, diversos nomes já marcaram presença, como convidados ou dando canjas, nas 28 edições do Projeto Clube do Choro Recebe, que acontece semanalmente aos sábados no Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama).

A edição do dia 26 de abril terá como convidado o cantor e compositor Bruno Batista, radicado no Rio de Janeiro. Ele será recepcionado pelo QuartetAço, formado por João Neto (flauta), Luiz Cláudio (percussão), Luiz Jr. (violões de seis e sete cordas) e Rui Mário (sanfona).

SERVIÇOS

AMANHÃ (23)
O quê:
Dia Nacional do Choro – Recital Musical Comemorativo.
Quem: Professores e alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa (EMEM).
Quando: amanhã (23), às 19h.
Onde: Teatro João do Vale (Rua da Estrela, Praia Grande).
Quanto: Entrada franca.
Realização: Secretaria de Estado da Cultura, através da EMEM e Teatro João do Vale.

SÁBADO (26)
O quê:
Projeto Clube do Choro Recebe – 29ª. edição.
Quem: o QuartetAço recebe o cantor e compositor Bruno Batista.
Quando: sábado (26), às 19h.
Onde: Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama).
Quanto: R$ 5,00 (couvert artístico individual).
Apoio Cultural: TVN São Luís, Energético Hiro, Rádio Universidade FM, Clinimagem e Cia. de Comunicação e Produção.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: