MARANHÃO SERÁ DESTAQUE NO ROTEIRO DO ANO DA FRANÇA NO BRASIL

fr-br-008.jpg
[A comissária Anne Louyot, o Cônsul Honorário José Jorge e o Secretário de Cultura Joãozinho Ribeiro]

Ano da França no Brasil, que acontece em 2009, começa a ser preparado. Diversas entidades e instituições reuniram-se ontem (6) na Casa França Maranhão, na Praia Grande.

Representantes de diversas entidades e instituições participaram da terceira reunião preparatória ao Ano da França no Brasil, realizada na manhã de ontem (6), na Casa França Maranhão (Rua do Giz, Praia Grande).

O encontro foi coordenado pelo Sr. José Jorge Leite Soares, Cônsul Honorário da França em São Luís e membro do Conselho Diretor da Aliança Francesa no Maranhão, e contou com as presenças da Sra. Anne Louyot, Comissária Responsável pelo Ano da França no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores francês; do Secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro; do Secretário de Estado do Turismo, João Martins; da Secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo; da Curadora de Projetos Especiais da Fundação Municipal de Cultura, Ester Marques; do Presidente da Seccional Maranhão da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Edílson Baldez; do Chefe da Assessoria Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, Ronald Almeida; da Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa; do Presidente do Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, e da professora Grete Pflueger (da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão), entre outros.

“Esta reunião acontece numa data muito importante, pois marca o primeiro ano de atividades da Aliança Francesa na Praia Grande, graças à parceria do IPHAN e da Secretaria de Cultura, a quem devemos agradecimentos. Por conta da peculiaridade de São Luís ter sido a única capital brasileira fundada por franceses, nada mais justo que uma fuga do eixo Rio-São Paulo, quando do Ano da França no Brasil”, afirmou o Cônsul Honorário da França em São Luís.

Uma extensa agenda está sendo planejada para o ano de 2009, incluindo festival internacional de música, valorizando o intercâmbio entre os dois países, festival de cinema, desenvolvimento de programas de cooperação e intercâmbio, implantação de museus, realização de cursos de culinária, entre outros. “Quem sabe até um jogo de futebol entre Brasil e França num Castelão reformado”, provocou Ronald Almeida.

Em abril próximo (data a ser definida), será realizado, em São Luís, um workshop, aberto, para que a programação comece a ser definida, tendo em vista a diversidade de instituições envolvidas.

Joãozinho Ribeiro afirmou que, para o Ano da França no Brasil, “devem ser pensadas ações que possam continuar pós-ano da França, de modo permanente”, em sintonia com o desejo expresso pelo Governador Jackson Lago, em carta endereçada à comissária responsável: “Fica assim, o nosso compromisso em colaborar no que for necessário para o êxito da empreitada, abrindo as portas do nosso governo para o que possa colaborar no melhoramento da qualidade de vida de todos os maranhenses”, escreveu.

BRASÍLIA – Segunda (3) e terça-feira (4), esteve reunida em Brasília a Comissão Mista do Ano da França no Brasil, que terá o nome de França.br. O Secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro, e a Sra. Margareth Figueiredo, da Superintendência de Patrimônio Cultural, estiveram presentes, representando o Governo do Estado.

(Texto e foto: Zema Ribeiro, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão)

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: